A Ouvidoria, assim como a vida, é feita de ciclos que trazem consigo aprendizados, desafios e conquistas, deixando marcas que permanecem no tempo.
Cada nova etapa é um convite à renovação, mas o compromisso permanece o mesmo:
Ouvir, cuidar e transformar.
A professora Cristina Ayoub Riche foi a primeira ouvidora-geral da UFRJ, atuando entre 2008 e 2021, período em que criou e consolidou a Ouvidoria-Geral da universidade. Introduziu a escuta empática e a mediação de conflitos, transformando a Ouvidoria em espaço de diálogo, acolhimento, integridade e cidadania universitária. Em período anterior, estruturou a Ouvidoria do BNDES, ampliando seu legado para além da UFRJ . Sua atuação, pautada na ética e na transparência, permanece como referência para a universidade e para o fortalecimento das instituições democráticas.
Agradecemos imensamente à professora Luzia Araújo pelo trabalho realizado como Ouvidora-Geral e Ouvidora da Mulher da UFRJ.
Sua dedicação e compromisso com a escuta ativa e com o acolhimento na nossa Universidade deixam um legado de respeito, ética e cuidado com a comunidade universitária.
Recebemos com alegria as professoras Katya Gualter e Angela Brêtas, que assumem a Ouvidoria-Geral e a Ouvidoria da Mulher na UFRJ. Desejamos que realizem um trabalho inspirador e comprometido, fortalecendo cada vez mais a transparência, o diálogo e a defesa dos direitos em nossa Universidade. - Sejam Bem- vindas!




















