Notícias
Palestra: "Setembro Amarelo - Assédio e seus impactos no ambiente de trabalho" - 29/09 - 9h
SETEMBRO AMARELO
29/09 - 9h
Link zoom
https://zoom.us/j/92848800505?pwd=b3YyYnEyUnl3SiszY3dMRlRha0lXdz09
ID da reunião: 928 4880 0505
Senha: 787118
III Ciclo de capacitação em integridade - Palestra: Gestão autocompositiva de conflitos institucionais no âmbito da UNIFESP
Link para inscrição e emissão de certificado: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=24078
Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Y2t92RVqOcY
Nota de pesar: Adeus à Sylvia Vargas
Em entrevista à Band, Reitor destaca que quer atrair de volta estudantes que deixaram a UFRJ
Roberto Medronho concedeu entrevista ao Jornal do Rio. Ele ressaltou as prioridades de gestão, como a ampliação da assistência estudantil.
Veja a matéria completa clicando aqui.
Campanha Setembro Amarelo
O direito à vida!
A Declaração Universal dos Direitos Humanos inclui, como um dos direitos da pessoa, o direito à vida, à liberdade, ao trabalho, à educação e à moradia.
A Ouvidoria-Geral da UFRJ pede licença a todas e todos para fazer alusão ao direito à vida. O dia 10 deste mês foi, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Contudo, reforçamos que a iniciativa deve acontecer durante todo o ano.
Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo! No Brasil, desde 2015, atuamos nesse sentido. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”
Essa é uma triste realidade que ocorre no mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Nos países das Américas, os índices de suicídio não param de crescer, segundo a OMS. Relaciona-se, praticamente, 100% de todos os casos de suicídio às doenças mentais, principalmente as não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. O reforço de atenção à saúde mental, o acesso ao tratamento psiquiátrico e a informação de qualidade podem evitar que a pessoa chegue a esse extremo.
Essa é uma responsabilidade nossa! Todas(os) nós devemos atuar ativamente para a tomada de consciência da importância que a vida tem e ajudar na prevenção ao suicídio, tema que ainda é visto como tabu.
Informar-se para aprender sobre o assunto e ajudar o próximo é a melhor saída para esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em tirar a vida para prestar ajuda, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos. Mostrar que está disponível e demonstrar empatia, principalmente levando a pessoa ao médico psiquiatra, que tem o preparo para possibilitar a devida assistência.
Vamos falar sobre o assunto com o objetivo de incentivar as pessoas, que estejam passando por momentos difíceis e de crise, a buscar ajuda, entendendo que a vida sempre será a melhor escolha.
Em caso de necessidade de apoio à sociedade, pode contar com o Centro de Valorização da Vida – CVV- através do site https://www.cvv.org.br/ ou do telefone 188.
Na UFRJ, dispomos:
Para estudantes:
Divisão de Saúde do Estudante - DISAE/PR7
Atua com duas frentes: Assistência em Saúde e Prevenção e Promoção em Saúde. Na assistência, a porta de entrada para os serviços e ações relacionadas à saúde mental do(a) estudante são os Grupos de Recepção. Nesse primeiro contato, são identificadas as necessidades de saúde do(a) estudante e apresentados os recursos da rede de atenção em saúde tanto da UFRJ quanto do município do Rio de Janeiro, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na prevenção e promoção, nós temos o Grupo de Vivências Estudantis. Grupo semanal que oferece um espaço de suporte em saúde mental através da fala e escuta dos/as estudantes. Aberto aos discentes de graduação e pós-graduação, vem ocorrendo de modo online desde abril de 2020. Os estudantes podem participar de diferentes grupos, como desejarem.
Cartilha da Divisão de Saúde do Estudante (DISAE/PR7)
contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para servidores:
Divisão de Atenção à Saúde do Trabalhador – DAST/ PR4
Seção de Atenção Psicossocial - SAPS/PR4
Tem por objetivo contemplar a atenção psicossocial ao servidor da UFRJ em uma política de atenção integral ao trabalhador, enfatizado nas ações desenvolvidas na atenção à saúde mental, em relação à atividade laboral e à atenção à saúde ao servidor público como campo de pesquisa-intervenção, considerando a orientação do decreto fundador do SIASS: "Assistência à saúde é prevenção e reabilitação."
Contato:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Seção de prevenção e promoção – SEPS/PR4
A Seção de Promoção e Prevenção da Saúde do Trabalhador (SEPS) é responsável pelo desenvolvimento das ações de promoção da saúde que contemplem abordagens individuais e coletivas que possam influenciar ou modificar hábitos e culturas organizacionais, de maneira a favorecer os espaços de convivência e de produção de saúde, fortalecendo a autonomia dos servidores e contribuindo com suas competências e habilidades, em consonância com a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor (PASS) e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).
Contato:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram:
https://instagram.com/ufrj.seps.superast?igshid=MzRlODBiNWFlZA
Contato com a ouvidoria
E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Agendamentos de reuniões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: @ouvidoriaufrj