Dúvidas Frequentes

Mobilidade Acadêmica: O que é e como participar

O convênio de Mobilidade Acadêmica da ANDIFES é um convênio entre algumas Instituições Federais de Ensino Superior.

Este convênio alcança tão somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras participantes do convênio que tenham integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou 1º e 2º semestres letivos do curso, na Instituição de origem (remetente), e possuam , no máximo, uma (01) reprovação por período letivo (ano ou semestre).

Este convênio não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as Instituições Federais de Ensino Superior. Pedidos de transferência são enquadrados em normas específicas.

O aluno participante deste Convênio terá vínculo temporário com a Instituição receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de inscrição na(s) disciplina(s) pretendida(s).

O mesmo aluno não poderá se afastar da Instituição de origem, sob o amparo do convênio, por prazo superior a um (01) ano letivo. Em caráter excepcional, a critério da Instituição receptora, poderá haver renovação, sucessiva ou intercalada, do vínculo temporário, por até mais um período letivo, perfazendo o total de 1 ano e meio.

banner acessoinformacaoOuvidoria-Geral da UFRJ

Av. Pedro Calmon, nº 550 - Prédio da Reitoria, 2º andar - Ilha da Cidade Universitária

Rio de Janeiro - RJ CEP 21941-901 Caixa Postal 68541 Tel.: (21) 3938-1619/1620

Ajude a reduzir o consumo de papel. Antes de imprimir, reflita sobre o seu compromisso com o MEIO AMBIENTE e com o nosso FUTURO!

UFRJ Ouvidoria-Geral da UFRJ